Blog

Os segredos da liderança servidora

Você já parou para pensar nos impactos que a liderança gera em sua equipe?

Primeiramente, vamos esclarecer o que é liderança sob a visão de James Hunter: “habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”. Ou seja, o caráter de um líder influencia diretamente no comportamento da sua equipe e consequentemente de seus resultados como um todo.

E dentro deste caráter do líder, podemos elencar ao menos oito habilidades essenciais de uma liderança eficaz, com princípios da liderança servidora:

1º) Paciência/autocontrole:

Para conseguirmos nos tornar líderes de fato, é necessário desenvolvermos o hábito de reagir de acordo com os princípios morais, como a paciência e o autocontrole que hoje em dia são mais conhecidos como inteligência emocional. E que habilidades possui alguém que utiliza sua inteligência emocional? São elas: autoconhecimento emocional (você consegue perceber o seu sentimento?), controle emocional (você resolve o seu sentimento e age positivamente?), automotivação (o que te motiva em entrar em ação?), empatia (você reconhece sentimentos em outras pessoas?) e habilidade em relacionamento interpessoal (você percebe e ajuda as outras pessoas a lidar com os sentimentos?).

2º) Gentileza:

Gentileza é dispensar atenção, apreciação e encorajamento aos outros, tratando-os com cortesia. Você tem dado atenção aos seus funcionários ultimamente? Ao seu líder? Ao cônjuge? E aos seus filhos? O papel de um líder efetivo é encorajar as pessoas a partilharem conhecimentos e experiências para que influenciem constantemente de forma positiva quem está ao seu redor.

3º) Humildade:

Ao contrário do que se pensa, os líderes humildes não são passivos ou sofrem algum tipo de inferioridade. Na verdade, eles sabem que não têm todas as respostas e aceitam isso com naturalidade. São autênticos e estão sempre disponíveis. Têm seu ego sob controle e não se iludem acreditando que são indispensáveis para a empresa.

4º) Respeito:

“Tratar todas as pessoas com a devida importância”. Sabe qual a melhor maneira de os líderes demonstrarem respeito pelas habilidades e capacidades das pessoas? Delegando responsabilidades. Desta magnífica forma, o líder demonstra confiança, pois funciona como uma via de mão dupla e faz com que seus liderados cresçam e se desenvolvam melhor.

5º) Altruísmo:

“Atender as necessidades dos outros”. O verdadeiro líder possui a vontade de servir e de se sacrificar pelos outros, a disposição de abrir mão dos próprios anseios pelo bem maior.

6º) Perdão:

“Deixar para lá o ressentimento”. É primordial aceitar as limitações dos outros e ter uma grande capacidade de tolerância à imperfeição. A questão do perdoar se aplica quando o líder comunica de forma positiva como tal comportamento de alguém o afetou, sabe lidar com o problema e depois releva todo e qualquer ressentimento que houve em tal situação.

7º) Honestidade:

Sabemos que é muito difícil alguém manter boas relações em alguém que não é confiável. Não são pessoas, muito menos líderes inspiradores. O comportamento de honestidade e integridade é base para que haja o respeito nas relações interpessoais.

8º) Compromisso:

Seria impossível exigir que os funcionários sejam o melhor que possam ser se os seus líderes não assumissem o compromisso de se tornarem os melhores. Portanto, um líder comprometido é um líder que tem a coragem moral de fazer o certo, independente de relações de amizade ou afins, mesmo que implique risco pessoal.

Podemos dizer então que a liderança servidora é um estilo de vida, ou seja, ela não é conquistada e sim construída. Portanto, é preciso praticar constantemente estes “segredos” (habilidades) para que eles se tornem um hábito e assim eliminar a distância entre o que você é e o que você precisa melhorar para se tornar um líder verdadeiramente eficaz.

 

Jacqueline Camargo – Psicóloga Organizacional | Business & Executive Coach

 

Plenna Capacità – Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional