1. A Sra. Catarina gostaria de fazer uma promoção com alguns produtos da sua loja, mas está insegura. Ela não tem certeza dos custos fixos e variáveis de sua empresa, de forma que teme fazer preços de venda mais baixos. A dúvida dela é que fazendo uma promoção poderá ter prejuízo na operação.

2. A Sra. Marta começou a parcelar as vendas pelo cartão de crédito em até 03 vezes e observou seu faturamento aumentar. No entanto, tem utilizado mais o limite do cheque especial da loja e não entende porque isso está acontecendo.

3. Surgiu uma oportunidade interessante para a loja do Sr. Henrique, em que o principal fornecedor está oferecendo a venda de um lote de mercadorias com preços bem abaixo do valor usual. O Sr. Henrique está receoso em aceitar, pois ele não controla diariamente as entradas e saídas de recursos da empresa e não sabe se terá dinheiro para realizar a compra.

4. Participando de uma conversa na Associação Comercial com outro empresário, Sr. Marcos foi questionado com relação a lucratividade da sua empresa e não soube responder.

5. Sra. Maria frequentemente é pega de surpresa quando percebe que falta algum produto no seu estoque. Quando isso acontece ela para todas as suas atividades para verificar pessoalmente o que está faltando e quanto resta dos outros materiais, pois não possui nenhum sistema que a ajude.

6. Os clientes da empresa do Sr. José constantemente comentam que preferem ser atendidos pelo Pedro ao invés do João. Isso acontece porque o Pedro e o João têm formas diferentes de trabalhar e executar os serviços. O Sr. José nunca teve tempo de criar um padrão e/ou treinar os colaboradores para executarem os processos.

7. Paulo deixou de fechar uma grande venda em razão de não ter produtos disponíveis em seu estoque. Ao questionar seu colaborador Antônio sobre o problema ele disse: “Não sou eu que cuido disso”.

8. Sr. Ricardo tem um caderno onde registra as informações de todos os seus clientes. Ele anota os pedidos para prever as quantidades e tipos de produtos a serem comprados futuramente. Ele também utiliza essa informação para oferecer cupons de desconto no dia do aniversário, fidelizando seu cliente e aumentando as vendas.

9. A Sra. Cidinha percebeu que seus concorrentes estão fazendo anúncios em rádio, TV, facebook e possuem um e-commerce qualificado. Em razão disso, ela se sente em desvantagem no mercado. Para resolver a situação, ela chamou seu sobrinho que conhece informática para ajudá-la, assim gastaria menos do que contratando uma agência qualificada.

10. Sr. Carlos, apesar de realizar sua atividade empresarial há alguns anos, não sabia que seus colaboradores preenchiam a folha ponto de forma incorreta. Resultado:foi condenado a pagar horas extras aos seus colaboradores.