Blog

ABERTURA DE EMPRESA: DICAS IMPORTANTES PARA O SUCESSO DO SEU EMPREENDIMENTO

O empreendedorismo é uma característica muito marcante em nossa cultura. Com frequência ouvimos pessoas falando do sonho de ter seu próprio negócio. E a realização deste sonho começa com um planejamento adequado das questões societárias da empresa, com o objetivo de que a mesma inicie de forma correta.

Para ajudar nesta tarefa, selecionamos algumas dicas muito úteis e que devem ser observadas ao fazer a abertura de uma empresa.

Dica 1: Escolha do nome empresarial: a primeira tarefa do empreendedor é escolher o nome empresarial. Pense em 3 nomes relacionados ao seu negócio. É importante destacar que os nomes escolhidos devem ser coerentes com as atividades que efetivamente a empresa irá realizar.

Dica 2: Local onde a empresa será estabelecida: a escolha do local onde será estabelecida a empresa é um ponto fundamental para o sucesso do negócio. Faça uma análise de mercado e do público que sua empresa pretende atingir. Estando certo da opção escolhida, faça uma consulta de viabilidade para identificar se é possível realizar as suas atividades neste local. Isso deve ser feito antes mesmo de assinar um contrato de locação ou adquirir um imóvel para esse fim.

Dica 3. Elaboração do contrato social: tendo definido os nomes empresariais e o local de estabelecimento da empresa, o próximo passo é a elaboração do contrato social. Tenha sempre o cuidado de colocar no contrato social o endereço da empresa de acordo com a inscrição imobiliária do mesmo. Fique atendo também à correta distribuição de cotas do capital.

Dica 4: Registro da empresa: após cumprir as etapas citadas anteriormente, o empreendedor está apto a fazer o registro de sua empresa que envolve a Junta Comercial, Receita Federal do Brasil, Prefeitura e Secretaria da Fazenda Estadual. Estes dois últimos órgãos podem variar de acordo com a atividade da empresa.

Para efetuar o registro da empresa, serão necessários basicamente os seguintes documentos:

– Contrato social

– Os 3 nomes empresariais

– Dados e documentos dos sócios (RG, CPF, comprovante de residência, estado civil e regime de casamento)

– Cópia do IPTU do endereço da empresa

Após ter realizado o registro de sua empresa, procure seu contador e faça um planejamento tributário para definir o melhor regime de tributação de sua empresa. Esta tarefa é muito importante e quando bem definida por ser um diferencial competitivo para seu negócio.


Simone Rizzotto – Ativa Gestão
É especialista nas áreas fiscal e tributária e gestora administrativa e financeira da Ativa Gestão. Sua empresa atua em consultoria tributária e outsourcing de serviços.